terça-feira, 18 de setembro de 2018

A chegar ao fim da viagem...

A recolha de imagens do meu projecto - filme de história natural... Mar da Minha Terra está a chegar ao fim. Mais umas saídas de mar e entro na fase de edição e finalização do documentário.
Pelo caminho ficaram inúmeras surpresas, consumi doses massivas de frustração, mas captei sem dúvida momentos muito especiais, únicos, surpreendentes e históricos.
O trabalho finalizado irá ser um surpresa para todos os que o observarem, como igualmente superou as minhas espectativas.
Quando parti para as filmagens deste projecto, tinham algumas ideias, conhecia alguns relatos de pescadores, li alguma bibliografia (muito pouco material disponível) sobre a região. Mas no terreno fui surpreendido por inúmeros encontros, que nunca imaginei presenciar.
Os oceanos são os locais onde se podem viver as genuínas aventuras.
Posso sair de casa pela manhã e estar inesperadamente a filmar orcas uma hora depois a 3-4 milhas...
Cruzar-me com tubarões oceânicos que dias antes estavam ao largo das Canárias, ou no norte de Inglaterra.
Além de muitos animais residentes que não conhecia (com histórias de vida notáveis), aumentei significativamente a minha lista de espécies que visitam o meu território de trabalho.
Recentemente, mais de uma centena de golfinhos de risso passearam-se no Mar da Minha Terra.
Sociáveis, disponíveis para a interacção e com uma variedade de padrões surpreendente.

fantasmas brancos à sombra do nevoeiro



Sem comentários: