segunda-feira, 20 de julho de 2009

Alma cheia



















As previsões meteorológicas para o dia de hoje eram boas, e na prática tudo correu de feição. O mar esteve calmo e o vento foi muito pouco.
Às 9:30h saímos do porto de abrigo de Sesimbra (eu e o Hugo Marques)... sem rumo definido. A ideia, como é habitual, é ir procurar lá "por fora", ao largo, animais para fotografar. A lista pode ser enorme, desde golfinhos a peixes pelágicos, ou mesmo para os mais sonhadores, baleias ou tubarões. Nas primeiras horas a moral é sempre muito alta, pois tudo pode acontecer e energia não falta.
Desta vez logo à saída de Sesimbra, a poucas milhas do porto, demos com o primeiro grupo de golfinhos-comuns. Não eram muitos e não estavam sociáveis... demos umas voltas, mas o grupo não estava para grandes "contactos"... seguimos caminho lá pelas 3-4 milhas direitos ao Cabo Espichel.
Por fora do Cabo a 3 milhas a Oeste da costa demos com outro grupo de golfinhos-comuns. Eram umas boas centenas, mas além de uma brisa.. que nos chateava a navegação eles iam a "todo o gaz" com uma velocidade assinalável. Navegamos umas boas milhas na sua companhia, mas de facto... fotograficamente o encontro não foi o mais produtivo. Bom! pelo menos já tinha a alma cheia, de magnificas visões. MUITOS golfinhos a saltar por todo o lado num mar azul e de Sol radiante.
Voltamos para a costa Sul do Cabo Espichel e foi perto de Sesimbra que voltamos a encontrar o mesmo grupo da manhã.... mas desta vez COMPLETAMENTE tolo... Nadavam tranquilos e curiosos. Às dezenas passeavam-se debaixo do barco, à proa, ao lado, enfim por todo o lado. Saltei para dentro de água, embora os animais estivesse calmos a água era uma lastima, turva e cheia de suspensão. Valeu pelos encontros e pela companhia, pois fotograficamente nada há de assinalável para revelar.
Voltei para o barco e tentei fazer mais umas imagens à proa. Entramos numa zona de calmaria, sem um risco de vento, coloquei o filtro polarizador e os animais nadaram a jeito...

Sem comentários: