segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Amazónia II

Foram muitos os dias de acção > selva, mergulho, desenho, filmagens, etc... Não é fácil resumir tanta produção. Nos próximos dias estarei aqui sentado ao computador a organizar imagens e clips de vídeo.
Uma das situações que mais me impressionou em toda a viagem, foi observar o Renato (um dos elementos da tripulação do barco "Dorinha") subir uma árvore para apanhar uma preguiça. Fiquei literalmente "aparvalhado" a tentar entender como o José "Zé Cau" Serrano, tinha vislumbrado um preguiça no meio de uma densa folhagem... Era impressionante, eu mal conseguia ver o animal... mesmo sabendo que ele lá estava... (E estou muito habituado a ver animais camuflados e bem escondidos)...
A "escalada" que, no meu entender, seria impossível durou apenas alguns minutos. O Renato subiu cerca de 12m numa árvore larguíssima e sem estrias que lhe ajudassem a tracção. Isto é, subir coqueiros, e outras árvores, onde seja possível "abraçar" o tronco, e onde existam relevos tudo é mais simples. Agora subir uma árvore lisa, em que o trepador abraça apenas metade do tronco... foi para mim como que estar a ver um truque de magia...
Depois da fantástica subida, a preguiça veio ao colo como um boneco de peluche... LINDO!
Enquanto os ilustradores produziam imagens incríveis, eu fiz algumas fotografias do mamífero!


A "Fera" a regressar para o topo da arvore...


O "Dorinha" barco onde vivemos durante 15 dias... com as canoas de apoio.
.

Sem comentários: