segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bons exemplos...

Este Sábado (29 de Janeiro) Vouzela recebeu o 1º Encontro de Fotografia de Natureza e Vida Selvagem. Numa palavra só - Sucesso. A ideia nasceu do fotografo de natureza João Cosme, natural de Vouzela. A proposta era muito boa, a vontade de fazer imensa, mas como em tudo há detalhes que podem fazer a diferença entre o sucesso e a falta dele. Tudo correu bem na programação, na escolha dos oradores, no espaço para o evento, na divulgação, entre outros pormenores. Por fim só restava mesmo saber a adesão da comunidade de fotógrafos e apreciadores da fotografia de natureza. Umas semanas antes do encontro, comentava com o João Cosme que o evento iria ser marcante e um sucesso, pois sentia nos sites, blogs, entre outras plataformas de divulgação, que o tema mexia com as pessoas, que havia apoio, que seria um momento único, invulgar no cenário português. Seria uma oportunidade muito especial para se falar deste género de fotografia, de conhecer pessoas, técnicas, projectos, ideias, equipamentos, etc.
O municipio de Vouzela acarinhou e apoiou a ideia, e o encontro nasceu, correu bem e só terá um caminho... longevidade.
Para mim é mais importante um evento deste cariz ter algumas falhas (que serão limadas no futuro) e casa cheia, do que um evento perfeito, mas com 20 pessoas a assistir. Em Vouzela estiveram mais de 100 pessoas a vibrar com as palestras e experiências de muitos convidados.
A bola de neve foi lançada, resta apenas um enorme encosta para descer e caminho livre...
Espero sinceramente que este 1º Encontro seja a génese para a mudança, o ponto de viragem da fotografia de natureza em Portugal. Quero com isto dizer, que se trabalhe melhor, que se partilhe mais, que se invista mais e que a curto prazo os resultados sejam igualmente visíveis além fronteiras!
No inicio de 2011 ver um desafio destes (chamar as pessoas para ver e falar de fotografia de natureza) saldado com um grande sucesso é no minimo um bom augúrio para mais um ano de acção pelo mundo natural.
Parabens! João Cosme
.

2 comentários:

Francisco Calado disse...

Parabens! J. Cosme,C. M. Vouzela, oradores, fotografos presentes,individualidades ligadas ao meio natural e ambiental e público em geral.
Sem dúvida um momento marcante na fotografia de natureza e vida selvagem em Portugal, fiquei muito contente com o que vi no passado Sábado dia 29, foi de "encher a alma", aguardamos o de 2012!

Obrigado Luis, pelas tuas "Notas de Campo"

Obrigado, João Cosme

Abraços

F. Calado

Dylan disse...

E a ironia é que, Vouzela , ela própria é um belo local para se fazerem fotografias da natureza.