quarta-feira, 12 de março de 2014

Quanto mais trabalho, mais sorte tenho...

Duas milhas ao norte da ilha de Sta. Maria, nos Açores a água do mar parece fervilhar! Uma mancha negra com cerca de quinze metros de diâmetro desloca-se junto da superfície em direcção a nascente. Em sua perseguição dorsos escuros rasgam a água em rápidos movimentos, parecendo golfinhos em navegação.
Deixo-me cair suavemente do semi-rígido para a água azul e transparente. A primeira visão subaquática é arrebatadora, uma bola de milhares de pequenos carapaus avança na minha direcção. 
A silhueta monocromática de tantos peixes juntos, lembra-me um cometa, sendo a "cauda" constituída por centenas de atuns rabilhos que perseguem o seu almoço. 
Indiferentes à minha presença, peixes com cerca de duzentos quilos passam à frente da objectiva. A atenção dos rabilhos está totalmente focada na bola de peixe, que é destroçada a cada investida destes gigantes oceânicos. 
O ataque é massivo, aos poucos, centenas de atuns desmantelam a bola de isca, deixando para trás apenas uma constelação de escamas.
Esta visão em Setembro de 2013 é um bom sinal da abundância desta espécie Thunnus Thynnus nas águas dos Açores. Os registos mais recentes de grandes concentrações destes peixes nos Açores remontam aos anos de1997 e 1998.
Entre o deslumbre, a surpresa e a necessidade de registar o momento quase fico perdido sem saber para onde apontar a câmara. "Tenho de focar um alvo" múrmuro eu com a minha caixa estanque. E os rabilos continuam a passar... Dezenas e mais dezenas!
Aponto a objectiva a um grande animal, foco e faço algumas imagens. Volto à superfície e continuo a disparar a câmara. Recupero apressadamente o fôlego e volto a descer, o cardume continua a passar, compacto. Já perdi a noção de números, mas por baixo de mim já passaram mais de cem animais.
Tudo é muito rápido, mas consigo fazer mais umas imagens. Olhando para os lados e para baixo vejo muitos atuns, calmos, lindos, enormes, robustos.
Setembro 2013 - Apoio: Centro de Mergulho Paralelo 37


1 comentário:

Francisco disse...

Sem dúvida momentos inesquecíveis.
Obrigado pela partilha.
Continuação de muitos e excelentes "encontros".