domingo, 4 de dezembro de 2016

Rochas que nos contam histórias

Recentemente a preparar uma conferência para o Museu Nacional de História Natural e da Ciência - Lisboa - "Rochas que nos contam histórias" fui revisitar algumas pastas de arquivo há muito remetidas para o fundo do disco externo.
As rochas, cheias de cor, formas, padrões e grafismos sempre foram sujeitos fotográficos que me cativaram. Muitas formações rochosas, além de bonitas, ainda tem a particularidade de nos contarem incríveis histórias da evolução do planeta Terra.
No meu arquivo tenho centenas de imagens de norte a sul de Portugal, como por exemplo dos vales da serra de Montesinho, às imponentes falésias da costa vicentina.  Algumas paredes de rocha fazem-me lembrar pinturas, outras esculturas contemporâneas.
Muitas dessas pedras já estão contaminadas com fungos, likens, algas, ou mesmo minúsculos organismos moveis.
Há cores e formas para todos os gostos, mas naturalmente há algumas que me satisfazem mais pelo conjunto.
No final da pesquisa tinha uma colecção imagens bem maior do que imaginava. A tal ponto de estar a preparar uma apresentação mais vasta só sobre este tema... Rochas.
Penso que, a par com os comportamentos animais, as rochas/geologia/paisagem podem ser o resultado fotográfico que mais espanto criam no espectador, que mais facilmente nos fazem soltar um Wow!

Parede rochosa na costa vicentina

Sem comentários: