quinta-feira, 4 de julho de 2019

Pura Exploração...

Já o escrevi e disse em várias ocasiões, a grande exploração, nos tempos modernos, só existem em pouquíssimos locais... um deles é no vasto oceano.
Mergulhar é ainda pura aventura, exploração ao mais alto nível.
Descer uns bons metros no oceano, onde ninguém nunca mergulhou, é uma tarefa fácil e recompensadora.
Não são necessários meios técnicos e equipamentos muito sofisticados para submergir no mar.
E nessa imersão podemos estar a fazer história, descer onde nunca ninguém esteve, ver o que nenhuma outra pessoa observou.
Já mergulhei em inúmeros locais do planeta, com condições favoráveis e desfavoráveis. Vi muitos animais, que outros já tinha registado, que eram estudados regularmente, que tinham nomes, entre outros detalhes familiares.  Estes mergulhos tinha uma boa dose de emoção, mas de exploração (apesar de serem em locais remotos) não tinham nada!!! tudo era conhecido, rotineiro, programado, entre outras banalidades.
Actualmente e com uma pegada ecológica diminuta, a minha grande satisfação profissional é trabalhar no mar em frente à minha casa. Ver, registar e estudar animais nunca vistos neste território.
Descer ao fundo marinho onde ninguém, ou muito poucos estiveram.
Pura aventura, genuína exploração à porta de casa.

Sim! é possível explorar, em grande aventura, sem dar a volta ao mundo, sem gastar grandes recursos e com um retorno profissional, emocional elevadíssimo.

À procura de mega fauna pelágica ao largo da Fonte da Telha :: Projecto Mar da Minha Terra



Sem comentários: