segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Elas andam por aí...

A costa portuguesa é um local repleto de surpresas e mistérios. Quando temos a singela ideia de que conhecemos um pouco do mar que nos rodeia, ele logo nos surpreende novamente.
Não me canso de dizer e escrever, que o mar perto de Lisboa e arredores está sub-explorado cientificamente. Temos um território privilegiado, com condições únicas e praticamente esquecido.
Todos os anos sou surpreendido por novos avistamentos de cetáceos, ou micro animais (plancton).
As profundezas... são outra área que ninguém está muito interessado em conhecer às portas da capital de Portugal.
Os investimentos que se fazem, os meios utilizados, as pessoas envolvidas, continuam a ser enormes para se ir pesquisar a locais remotos, longínquos, conhecidos, banais... em vez de se apostar no conhecimento de proximidade.
De onde vem? para onde vão? os inúmeros seres vivos que nos visitam nas suas migrações? que populações são estas que passam à porta de nossas casas?
Aqui no "Mar da Minha Terra" (Frente Atlântica de Almada) há muito por fazer, por estudar, por explorar...
Ontem... 15 de Setembro 2019, enquanto eu observava uma baleia-anã de grande porte ao largo da costa da Arrábida, um camarada de mar - Vasco Varanda - vislumbrava duas baleias comuns entre o Cabo Espichel e a Lagoa de Albufeira!
Estes encontros atlânticos, são como convites para olharmos com mais atenção para este mar que nos é vizinho e que desdenhamos.
Em Portugal somos uns privilegiados, que desprezamos as dádivas do mar!!!


Sem comentários: