sábado, 13 de junho de 2009

Wild Wonders of Europe - Portugal

Acabei de terminar a minha missão do Wild Wonders of Europe que teve como destino a costa vicentina.
Cansado mas contente com o que produzi.
Foram vários dias de campo, centenas de kms de carro, dezenas de outros tantos kms a pé, pelas falésias e praias do SW alentejano. Nem sei quantas falésias desci e subi no mesmo dia, pensava eu que conhecia razoavelmente aquele troço da costa portuguesa, puro engano...
Para mim a costa vicentina sempre foi deslumbrante, mas depois desta missão fiquei ainda mais encantado com toda esta zona.
O meu objectivo principal era fotografar paisagens, tarefa que me obrigou a olhar apara o terreno de outra forma. Como conhecia a zona e já tinha produzido muitas imagens da região, queria fazer fotos novas, com outra abordagem.
Ao fim de 8 anos a visitar anualmente a mesma área não é fácil fazer imagens MUITO diferentes, pois parece que tudo já foi explorado e testado. O desafio foi enorme, mas estou convicto que consegui o que queria, imagens novas nunca antes captadas do SW alentejano.
Claro que muito ficou por fazer, das novas zonas que visitei algumas delas necessitavam de um ou dois dias de trabalho, de várias fases de maré (cheia e vazia) de diferentes inclinações de luz, etc.
Muitas vezes o ponto de partida de uma jornada fotográfica, era uma praia muito conhecida, mas ao fim de um km de marcha não se via rigorosamente ninguem... locais que por vezes apenas são visitados por pescadores desportivos e nada mais.
Tenho agora a plena certeza que a generalidade dos portugueses mal conhece o pais, que muito há por mostrar, por revelar e locais LINDOS não faltam. Até eu que faço milhares de kms por ano a fotografar em Portugal estou constantemente a ser surpreendido pelo que vou encontrando de novo e belo.
O projecto Wild Wonders of Europe, consiste em mostrar, em primero lugar aos 700 mihões de europeus a belezas naturais da Europa e mais tarde ao mundo inteiro o que possuimos aqui no velho continente. São dezenas de fotógrafos, com centenas de missões em todos os paises europeus. É o maior projecto fotográfico alguma vez realizado. Uma grande exposição (que irá estar em Lisboa), bem como livros, entre outros produtos irão divulgar o património natural europeu.
A revista norte americana National Geographic Magazine irá dedicar uma edição durante a Primavera 2010 unicamente a este projecto.
Mais detalhes deste projecto podem ser vistos aqui: www.wild-wonders.com
Luis Quinta no WWE

2 comentários:

Francisco Calado disse...

Vejo que correu bem a tua missão no W. Wonders e de certeza que nos vais surpreender com as imagens que realizaste, estou ansioso por ver essas imagens no W.W.

Abraço

Nuno Sá - Wildlife Photography disse...

Caro Luís,

Penso que a missão de mostrar um pouco das "Wild Wonders" em terras Lusas não poderia estar em melhores mãos, a espectativa para ver os resultados é grande.
Fiquei agora a conhecer que a excelência do teu trabalho não se fica pela fotografia, estes pequenos filmes mostram aquilo que um punhado de previligiados têm a sorte de ver ao vivo e surpreendendo os restantes com aquilo que é de todos nós mas que teimamos em não conhecer e valorizar.

Um abraço, Nuno Sá.