segunda-feira, 14 de junho de 2010

Pitões das Junias III



Pitões das Junias é um daqueles locais que me encanta. Ficava aqui sem stress um mês.
A natureza, pura, bruta e selvagem tem aqui todo se seu esplendor. Se os animais são muitos e variados, alguns deles quase únicos em todo o pais, a paisagem natural é enorme. Os blocos de granito gigantescos com dezenas de metros de altura, por vezes escondem-se no nevoeiro matinal. No Inverno vestem-se de branco repletos de neve. Neste momento são ornamentados com mantos de flores, urze, queiró, carqueja, entre muitas outras flores que desconheço o nome.
As aves de rapina de médio porte pairam pelo planalto de Mourela. Os passariformes tratam das suas crias, caçando milhares de insectos que proliferam pelos matos rasteiros.
Apesar de estar em Junho faz frio ao final do dia, em algumas ocasiões a temperatura não chega aos 10ºC
Em Pitões das Junias e arredores não há multibanco, a rede de telemovel é fraca e só mesmo perto da aldeia se consegue fazer uma chamada em condições, tudo o resto é silencio.
Quando perguntava a um vaqueiro pelas cabras selvagens de Pitões, este respondia-me de cajado em riste, que viviam nos arredores do maciço da Fonte Fria. Mas com sorte poderia vê-las bem mais perto, no Vidoeiro, ou nas Grilheiras.
Falamos de vários animais selvagens...
"Viu os cavalos? Os garranos?"... respondi-lhe surpreendido - Não! ainda não vi disso por aqui! onde param?
"Sabe uma coisa? a agricultura aqui está a acabar e as vacas também irão acabar! isto vai ficar tudo para os cavalos selvagens. Perto da Fraga da Moura ou à esquerda ou à direita, andam por lá!".
Durante esta conversa aprendi muito sobre este local "mágico". Os caminhos, os ritmos dos animais, a meteorologia especifica de Pitões das Junias, como circulam as cabras selvagens, entre outros detalhes.
Na próxima vez que voltar a este local do Parque Nacional Peneda Geres, terei de vir em boa condição física, pois quero caminhar horas e horas por estes montes e vales. Se necessário, dias a caminhar...
Um dia de caminhada não é complicado de efectuar, o mais difícil é manter a forma durante uma semana, caminhar kms e kms durante dias seguidos, sem "rebentar", sem perder a concentração fotográfica.
... Vou arrumar a tralha e partir para Sul! espero em breve ter na frente da minha objectiva uns bonitos rolieiros das planícies alentejanas!

1 comentário:

Dylan disse...

Partilho da sua opinião. Abraço.