domingo, 26 de setembro de 2010

Norte + Sul + Este + Oeste

Em poucas semanas viajei por Portugal de Norte a Sul, de Este a Oeste. Foram milhares de kms, muitas surpresas, momentos muito agradáveis e alguns muito tristes. No início de Setembro voltei a mergulhar nas ilhas do Martinhal em Sagres. As ilhas estão sobre protecção, não se podem praticar actividades extractivas na zona. Os cardumes de peixe são enormes e variados. Pelo fundo marinho e nas zonas sombrias há anémonas, esponjas e milhares de outros invertebrados que dão um colorido incrível ao cenário geológico. Posso simplificar numa palavra apenas, Exuberante!
Dias depois dos mergulho em Sagres, voltei à praia dos Galapos na Arrábida. Também aqui nadei no meio de vastos cardumes de sargos, centenas de indivíduos.
Ontem Sábado fui dar uma volta em redor de Viana do Castelo, é desolador observar serras, encosta atras de encosta completamente carbonizadas. São áreas enormes totalmente queimadas pelos fogos mais recentes.
Ainda me lembro de ter subido à serra de Arga, há bem pouco tempo e de ver o início de uma reflorestação. Este Verão parte dessa zona ficou novamente reduzida a cinzas!
Se em alguns locais vejo o retorno da vida, da abundância, da exuberancia. Noutras áreas constacto que não há grande evolução, que o Homem tem o dom de destruir sistematicamente, não só o manto vegetal como uma serie de animais que vivem associados.
.

1 comentário:

leven disse...

Partilho da sua desolação ao ver as serras completamente cabonizadas. Andei pela Serra da Estrela ainda e após o fogo que a devastou quase inteiramente,o cheiro a queimado fixava-se no nariz! Como fazer,que fazer?
Na minha simples maneira de actuar juntei-me a um grupo de escuteiros sediados na serra da Arrábida e que estão ligados ao projecto "reflorestar Portugal".Andamos a colher sementes ,colocámo-las na terra e das plantas que nascerem vamos plantar na Arrábida na zona que ardeu há 3 anos e dar assim á serra a sua flora inicial.
MJM