sexta-feira, 29 de abril de 2011

Em "grande forma"!

Pop

Após vários dias de campo, acabo de regressar do Alentejo.
Para mim, Abril é provavelmente o melhor mês para se fotografar nesta região do país.
As aves andam em grande agitação, há ninhos por todos os lados, desde o chão, às arvores, ou ainda em íngremes penhascos.
Os mamíferos aparecem pela manhã cedo ou ao final do dia.
É sempre memorável ver uma raposa a caçar!
Os insectos são aos milhões, alguns mesmo lindos e fotogénicos. Há cobras a atravessar estrada, rãs a acasalar nas margens das ribeiras, ou charcos. Em poucas palavras, há muita vida por todo o lado!
Mas uma das lembranças mais incríveis deste tour, foi ver um carro comercial, a cair de podre, atravessar uma ribeira.
Quando cheguei à margem desse curso de água, fiquei ali algum tempo a analisar se seria transponível em segurança e por onde deveria passar com o jeep. Enquanto acabava umas bolachas, do outro lado da margem, apareceu um carro branco a "cair aos bocados". Do seu interior saltaram três indivíduos. O "piloto", ágil e visivelmente animado, avaliou o caudal e em segundos voltou para os comandos da viatura. Engatou a 1ª velocidade e fez-se à ribeira sem vacilar. Fiquei de boca aberta até o "bolide" sair ao meu lado a escorrer água por todos os buracos. Em poucos metros de "navegação" o Peugeot teve água quase a entrar pelos vidros da porta. O capô chegou a estar coberto de água. Acho que foi a visão mais incrível que tive de um carro deste género numa acção radical.
Sentado e aparvalhado, esbocei um sorriso ao "piloto"!
Os outros dois passageiros atravessaram a ribeira vestidos com água quase pela cintura.
Naquele momento pensei na bravura do ser humano, na rudeza daquele alentejo profundo e no desenrascanço do português.
O que me parecia uma tarefa difícil revelou-se um "passeio" para os "locais".

1 comentário:

Tiago Batista disse...

A cada passo uma aventura neste nosso Alentejo! Aqui na minha zona tbm temos esse habito, atravessar o Rio Ardila quando o caudal está mais baixo, encurta-se o caminho até Moura :)