sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Parece fácil... mas não é...

Lib_PP30
.
Hoje fui pela 3ª vez fotografar libelinhas a depositar ovos em vários planos de água no Parque da Paz - Almada.
Fotografar de cima, não será o mais difícil... Mas eu queria fazer imagens pouco vistas. Queria captar fotos ao nível do plano de água. Para tal tarefa utilizei uma objectiva 300mm.
Para "congelar" os animais no ar, usei um tempo de exposição de 1250/s. O ISO foi nos 200 (não queria subir muito o ISO com a minha "velhinha" Nikon, pois o ruído é evidente). A abertura não tinham mais do que um f:5,6.
Os animais são muito activos e não estão quietos muito tempo no mesmo local (isto sempre em voo). Apenas tenho breves segundos ou fracções destes para focar e disparar. Tudo é tão fugaz que é praticamente impossível focar com o AF da câmara. Tipicamente o AF perde-se no cenário de fundo. Tenho de focar tudo à mão! a tarefa é trabalhosa, cansativa e nada fácil. Apesar de tudo e após centenas de fotos desfocadas, algumas quase focadas, outras desenquadradas... consegui uma dezena de imagens que me agradam bastante!
.

2 comentários:

João Carlos Pereira disse...

Mais uma aula e mais apontamentos.
Falta a aula pratica pessoal.

JT disse...

Espectacular!!!
As libélulas são sympetrum fonscollombi (vêem-se bem os olhos azuis e os ombros amarelos tanto no macho como na fêmea).
Abraço!