terça-feira, 2 de abril de 2013

Livros de uma vida II

Corria o ano de 1998 quando no Festival Mundial de Imagem Submarina em Antibe - França pude folhear pela primeira vez este livro, Water Dance. Fiquei maravilhado!
A abordagem fotográfica era magnifica, não só nos conteúdos, como na forma de todo o trabalho.
Tudo era novidade... e mais importante, era consistente, bem executado e bem pensado.
Não era a primeira vez que se fotografavam pessoas vestidas numa piscina. Mas o trabalho de Howard Schatz era notável, inspirador e novo. O fotografo norte americano levou até às águas de uma piscina, parte da companhia de dança do ballet de Chicago. Corpos esculturais, masculinos e femininos, aos pares, aos grupos foram soberbamente iluminados e dirigidos. O resultado final traduziu-se em dezenas de imagens bonitas, tecnicamente perfeitas e emocionantes. Não foi publicado um portfolio de 20 fotos, mas sim um livro com centenas de imagens. Toda esta colecção de fotografias revelava muita maturidade na abordagem do tema, bem como muito trabalho preparatório.
Muitos outros fotógrafos seguiram a ideia semeada por Howard Schatz, mas ninguém conseguiu atingir o mesmo nível. Ou porque se limitavam a copiar e mal, ou porque apenas uma ou duas imagens se destacavam de um portfolio desequilibrado e desorientado. Já para não falar dos que apanharam a ideia, mas com doses de mau gosto inventaram umas imagens a roçar o ridículo.
Para quem gosta de fotografia, seja mergulhador ou não, amante da natureza ou nem por isso... este é um dos livros de referencia que qualquer fotografo deveria de consultar pelo menos uma vez na vida.






1 comentário:

Baleia disse...

nem sei como é q vim aqui dar... quando dei por ela, estava neste blog (conhecido, afinal) e neste post.
O que vale é que há sempre surpresas boas por aqui. Gostei deste post e fiquei muito curiosa em relação ao dito livro.

bjnh