terça-feira, 15 de outubro de 2013

Wildphotos 2013

Já não é novidade o evento Wildphotos que decorre todos os anos em Londres no mês de Outubro. O Royal Geographical Society é o palco do mais interessante evento de fotografia de natureza mundial. Já vi outros e sei da existência de muitos outros eventos semelhantes, mas como este não há igual. Quer pela qualidade dos palestrantes, quer pela intensidade das conferencias, quer pelo local onde este decorre.
Em 2013 o Wildphotos aconteceu antes da entrega de prémios do Wildlife Photographer of the Year. O que condicionou algumas palestras bem como a presença de algumas pessoas!
Seja como for, a palestra do Nick Nichols foi (como sempre) emocionante e recheada de muitas imagens, conhecidas e inéditas.  O mesmo se passou com o Steve Winter, com uma bela colecção de fotos de grandes felinos, como foi o caso do puma (que será em breve publicado na National Geographic Magazine). Mas pelo desfilar de apresentações vi imagens de macro MUITO interessantes, histórias fotográficas maravilhosas, bem como projectos fotográficos grandiosos e incríveis.
Por mais que conheça os fotógrafos e os seus trabalhos pela net, por mais que tenha livros de alguns autores, por mais que esteja em cima das noticias deste sector, presenciar o Wildphotos é um acontecimento único. Há muita emoção, entrega, show e concentração de todos. O ambiente que se cria na grande sala, as imagens em tamanho gigante, a qualidade de projecção notável, bem como o desempenho de cada interveniente criam em cada sessão um acontecimento especial e não replicavel em qualquer circunstancia e em qualquer outro lugar.
Há quem vá a Fátima em peregrinação... eu vou todos os anos ao Wildphotos com a mesma fé que virei de lá com a alma cheia.
Alguns nomes a reter Garth Lenz, Pal Hermansen, Bertie Gregory, Connor Stefanison, entre outros...
Além de tudo isto... Londres é uma cidade encantadora e com uma oferta cultural impressionante.

Muitas e belas imagens de leões de Nick Nichols 

1 comentário:

Baleia disse...

Visto que o "Lusitanicus" está de férias, resolvi passar por aqui...

Gostei deste post. Deve ser realmente incrível estar num encontro desses.
As fotos da NGM são maravilhosas mas vê-las em tamanho gigante, sem perder qualidade e, ter como banda sonora o contador de histórias na primeira pessoa..., deve ser uma coisa do outro mundo! (super emocionante e inspirador, de certeza).

bjnh e bom trabalho