terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Momento de balanço...

O ano de 2013 está a terminar e um balanço, auto-avaliação, resumo, contabilidade, são sempre temas que nos passam pela cabeça.
Se nos últimos dias de 2012 achava que 2013 iria ser um ano promissor, passados os mais de trezentos dias sinto que terei vivido um dos anos mais interessantes da minha carreira profissional.
Ainda em 2012 verifiquei que 2013 iria conjugar o ano da serpente e um ano extremamente favorável às pessoas do signo dos peixes! Não acredito nestas conjugações e previsões, mas não deixei de registar tal "alinhamento de forças"! Diria que tal cenário seria mais uma motivação, do que um desígnio.
Neste último dia de Dezembro recordo-me da exibição do meu primeiro filme de história natural para TV - "Arrábida da serra ao mar" na SIC a 6 de Janeiro... em co-autoria com o meu amigo e colega Ricardo Guerreiro.
A meio do ano abria a minha maior exposição de fotografia realizada até hoje ( e provavelmente a maior de sempre) "25 anos de fotografia :: Portugal Natural + Almada entre o mar e o rio" no fantástico Museu da Cidade de Almada, com o apoio da Câmara Municipal de Almada. Mais de cem imagens do mundo natural português fizeram parte desta mostra que se estendeu até ao parque urbano de Almada :: Parque da Paz.
Em pleno Verão a Câmara Municipal de Cascais e o Farol Museu de Stª Marta inauguraram uma exposição de fotografia de naufrágios da minha autoria.
No início do Outono a Câmara Municipal de Almada editou o livro alusivo à exposição (25 anos de fotografia) com mais de duzentas páginas. O meu 4º livro de autor.
Durante todo este 2013 rodei o meu segundo filme de história natural, desta vez tendo como cenário o concelho de Almada.
Ao longo destes doze meses, dei inúmeras palestras, acções de formação e publiquei alguns artigos de fôlego na imprensa nacional.
Nos meses de verão vivi momentos únicos nas águas dos Açores, encontros com grandes e belos animais.
Mas tudo isto que me preencheu "as medidas", me encheu de energia, e me fez desenhar novos projectos para 2014. Todos estes resultados só foram possíveis graças à ajuda de inúmeras pessoas, família, amigos e conhecidos. Profissionais de várias áreas e pessoas entusiastas que partilharam comigo as sua experiência e saber. Muitas das pessoas que acabaram por participar nesta minha "viagem" apenas me inspiraram, nada mais fizeram do que me motivar e fazer ver que podia ir mais além.
Nesta hora de balanço resta-me agradecer profundamente a todos os que de alguma forma me ajudaram, aconselharam, trabalharam e simplesmente me inspiraram para chegar até aqui.
MUITO OBRIGADO!
Certamente que 2014 será também um ano de referencias e metas alcançadas.
BOM ANO 2014 para todos os que por aqui passaram e me ajudaram.

1 comentário:

Rúben Neves disse...

Penso que a partir de agora, espera-se uma jornada cinematográfica à qual deste início em 2013... Para 2023, estaremos certamente a festejar a década do Realizador Luís Quinta! Só posso pedir a continuação do trabaho com que nos tens presenteado ao longo destes anos, seja fotográfico ou cinematográfico. Grande abraço e um forte 2014.