quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A S S U S T A D O R

O rasto de lixo:: plástico deixado pelo Homem à face da terra é assustador!


















Quando vejo bastante lixo na praia, principalmente plásticos... acho preocupante, quando vejo "marés" de plástico com centenas de metros de extensão o cenário é mesmo assustador.
Esta semana e no início de uma jornada pedonal entre a Fonte da Telha e a Lagoa de Albufeira a "maré de plástico" era gigante. A variedade de porcaria era enorme.
No regresso do meu tour pelas arribas arenosas, já com a maré cheia, tudo tinha sido engolido novamente pelo mar... tudo voltava a navegar pelo Atlântico.
É assustador pensar nos milhões de toneladas de plástico que circulam nos oceanos. Os efeitos devastadores que estes materiais provocam em muitas espécies e em todos os ecosistemas.
E embora tenha observado este "ajuntamento"de plástico na orla costeira entre a Fonte da Telha e a Lagoa de Albufeira, ele existe por extensas áreas da costa portuguesa.
Pelo caminho encontrei ainda um arrojamento de um "monstro marinho de plástico"...

O "monstro marinho de plástico" era constituido por materiais
de várias origens

4 comentários:

Diogo Martins disse...

Que cena mais triste Luís.

E é pena que ninguém faça nada por isso.

Gerbrand Michielsen disse...

Diogo. Somos nos próprios a fonte deste triste resultado. Somos nos próprios para dar o passo mais importante e diminuir drasticamente o consume de plástico.Se esperamos para outros resolverem não vamos ao lado nenhum.

Diogo Martins disse...

Gerbrand, eu sei de isso, mas infelizmente a ideia que ainda continuamos a ter é errada.

Falaste muito bem que o problema está directamente ligado à produção e ao consumo de plástico. Mas ai colocamos mais uma vez interesses económicos em risco, e isso pelos vistos não interessa aos senhores das produtoras de embalagens.

Unknown disse...

Boas meus caros,
Esta foto fez com que eu e um grupo de amigos juntasse e comucasse com a câmara com o propósito de organizarmos uma acção de voluntariado para limpeza das praias.
Aos interessados agradeço que comuniquem para ruimantas@gmail.com.

Obrigado e abraço a todos.