terça-feira, 23 de outubro de 2018

Inspirar a evolução...

Ao longo de anos tenho procurado manter a inspiração, evolução e actualidade visitando inúmeros festivais de imagem ligados ao mundo natural um pouco por toda a Europa.
Alguns destes eventos visitei muitas vezes, edição após edição, pois achava que os conteúdos eram de  superior qualidade e o retorno após essas minhas viagens eram estimulantes.
Entre os mais notáveis estava, o Festival Mundial de Imagem Submarina (Antibes - França) e o Wildphoto (Londres - GB)... já não existem!
Actualmente, um dos festivais de imagem de natureza (video+foto) que sigo de perto é o Wildscreen (Bristol - GB).
Em meados do mês de Outubro voltei a Bristol para desfrutar de mais uma edição do Wildscreen.
Assisti a filmes muito bem feitos ( a todos os níveis, técnicos, narrativos, emocionais... etc.). Vi palestras na área da fotografia notáveis. Nunca me irei esquecer a FANTÁSTICA conferencia do Tom Peschak "Sharks and Seabirds" (das melhores palestras sobre fotografia de vida selvagem que assisti até hoje ... incluo no meu Top5).
Na memória tenho inúmeras conversas com muitos dos autores, operadores de câmara, produtores de conteúdos de vida selvagem, entre outros.
Presenciar um festival de imagem, é muito mais do que ver belas fotografias e bons clips. É conhecer pessoas, pensamentos criativos, métodos de trabalho, equipamentos especiais, entre muitos outros detalhes.
Em Portugal o gosto pelos festivais de imagem é muito baixo. Os autores de fotografia e de video são pessoas esclarecidas, conhecedoras profundas de toda a mecânica da criação de conteúdos. Por este motivo a adesão aos eventos no meu pais é tipicamente baixo. Existem dois, ou três eventos que mexem com as pessoas, que as fazem percorrer quilómetros, gastar tempo, mas a generalidade dos eventos são muito pouco participados. Esta falta de motivação para assistir a festivais de natureza em Portugal traduz-se na produtividade de conteúdos pouco relevantes. Trabalhos repetidos, sem novidade, sem criatividade, sem objectivos... Pior ainda, inúmeros autores "fecham-se nas suas redomas" e ficam satisfeitos com as banalidades que produzem. As Bio ... CV nos seus espaços, nas redes sociais são reflexo desses "pequenos mundos"... por quase nada intitulam-se fotógrafos da National Geographic, ou de outra publicação de relevo.

Novos equipamentos no Wildscreen 2018 :: Bristol

Sem comentários: