quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Aos ombros de gigantes...

Olhei para esta imagem e lembrei-me de uma celebre frase de Isaac Newton "If I have seen further it is by standing on the shoulders of Giants."
Continuando a desenvolver a ideia dos festivais como um caminho para o crescimento e desenvolvimento do nosso trabalho, seja ele profissional, ou apenas amador, este fim de semana passado 27 e 28 Outubro presenciei a 5ª edição do Imaginature - Festival de Imagem de Paisagem.
O evento bem organizado por Miguel Serra e Luís Afonso, com o apoio do Município de Manteigas, levou até ao coração da serra da Estrela vários oradores e muito público.
Foi óptimo ver e aprender sobre fotografia de paisagens com outras pessoas!
Fotografar paisagens pode ter inúmeras abordagens e motivações. Vi discursos, modos de comunicar, linguagem, modos de fotografar, bem distintos uns dos outros!
É muito bom ver o clássico e o tradicional, mas é igualmente estimulante compreender o extravagante, e entender o radical.
Conhecer novas ferramentas de comunicação, linguagem jovem, ou motivações inesperadas, fazem-nos sair da zona de conforto da nossa criação e pensar em novos caminhos!
Em Bristol, durante a última edição do Wilscreen, além de levar para o festival o meu último filme ( em co-autoria com o colega e amigo Ricardo Guerreiro) "Reino Maravilhoso - Por terras do Alvão e do Marão"...  Pude rever, velhos e novos camaradas de trabalho!
Em baixo, à direita na imagem, está o "senior" Rick Rosenthal!
Depois de ver muito trabalho deste criador, acabei por o conhecer nos Açores durante a rodagem de vários documentários de vida selvagem.
Actualmente encontrarmo-nos em festivais, neste último Wildscreen falou-me e partilhou histórias da sua última produção. Imagens bonitas e inéditas de algumas famílias de cetáceos pelo mundo inteiro, com destaque para alguns planos captados nas águas dos Açores.
Podemos não ir a lado nenhum, depois de assistir a um Festival de Imagem de Natureza, mas também podemos ir bem mais longe se presenciarmos um evento desta natureza!
Uma coisa é certa, nunca venho igual ...

à esq. Franz Lanting à dirt. Tom Peshack

Sem comentários: