segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Wild Photos III - Outro "Campeonato"

Das inúmeras palestras que vi em Londres - Wild Photos'09, há sempre algumas que se destacam das restantes, por diversos motivos. Ou pela qualidade da comunicação, ou pela qualidade das imagens, ou pela inovação, etc. De tudo o que vi, e já conheço todos os fotógrafos de outras "paragens", três nomes revelaram-se definitivamente como artistas de outro "campeonato".
As imagens são soberbas, com estilos muito próprios, com inovação, projectos pessoais incríveis, e por fim um reconhecimento unânime de todos, público, media, instituições, entre outros.
Quando sentado numa das cadeiras do Royal Geographical Society, a deliciar-me com as novas fotos de Vincente Munier captadas no artico, ou do Tom Peschak no Oceano Indico (Albraba), ou ainda do Markus Varesvuo no Norte da Europa , não me cansava de pensar e murmurar, estes fotógrafos, jogam noutro "campeonato", pensam a fotografia com uma dimensão, com uma profundidade fora do comum. Para estes três artistas a fotografia e os projectos são pensados a longo prazo. Os assuntos são bem estudados, no terreno as imagens são muito bem trabalhadas. Há fotos de uma execução técnica e sensibilidade artistica verdadeiramente impressionantes. Enquadramentos invulgares, instantâneos únicos e com uma qualidade gráfica, textura, luz e detalhe pouco habituais em tão grande quantidade de imagens. Não estou a falar de uma dúzia de imagens muito boas, marcantes, quero sublinhar que assisti a dezenas e dezenas de fotos MUITO boas de cada autor.
Por fim e à conversa com todos eles, durante os intervalos do evento, a simpatia e humildade de cada um, ainda os torna muito maiores, não só como pessoas, mas também como fotógrafos.
Três nomes que irão crescer ainda mais e fazer uma notável carreira na história na fotografia de natureza.
Para contemplar algumas das fotografias de que falo, poderão navegar nos sites dos eleitos.

Vincent Munier
Thomas Peschak
Markus Varesvuo
.

1 comentário:

João Nunes da Silva disse...

Boa! Deve ter sido mesmo muito bom, a avaliar pelos convidados de honra. Já marquei na minha agenda para ver se para o ano não falto! Abraço e a continuação do bom trabalho. Viva a Natureza.